O blog da concelhia da JSD de Aguiar da Beira...o blog de todos os jovens do concelho de Aguiar da Beira...o blog de todos os jovens interessados por política...o teu blog!!!
.posts recentes

. Reunião CPC JSD Aguiar da...

. DIA "J": Paintball, Mesa-...

. Dia "J" - 3 de Março - Ag...

. Novo ano...vida nova: Faz...

. II Congresso da Interiori...

. Diálogos pela WEB

. A JSD no parlamento a rep...

. Eleita nova Comissão Polí...

. Uma intervenção para pens...

. Dia 5 de Junho vota PSD, ...

.arquivos

. Março 2013

. Março 2012

. Fevereiro 2012

. Outubro 2011

. Junho 2011

. Março 2011

. Dezembro 2010

. Outubro 2010

. Julho 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

Segunda-feira, 31 de Outubro de 2011
II Congresso da Interioridade da JSD

Terminou este Domingo, em Cinfães o 2.º Congresso da Interioridade da JSD, sob o tem “O Interior também é Portugal”. Foram dois dias de trabalho contínuo, com mais de cem participantesde todos os distritos do país, que discutiram seriamente os problemas do Interior, desde a disparidade de desenvolvimento relativamente ao Litoral e à desertificação.

Marcaram presença neste Congresso o Secretário de Estado das Autarquias Locais, Eng. Paulo Júlio, oDeputado Pedro Saraiva, e o encerramento foi feito esta tarde pelo Secretário-Geral do PSD, Deputado José Matos Rosa.

Três grupos de trabalho - um sobre Educação, outro sobre Emprego e Empreendedorismo e outro sobre a Reforma Administrativa e a Coesão Territorial – analisaram a realidade nestes três âmbitos e chegaram a propostas muito concretas. Eis algumas das conclusões:

Educação

  • Reorganização da rede de Ensino Superior - especializando apenas numa área cada pólo de ensino já existentes no interior, desenvolvendo, assim, a qualidade do ensino.
  • Criar equivalência de descontos ou eventuais isenções nas SCUTS semelhantes às dos residentes para os estudantes universitários que se deslocam para as Instituições de Ensino no Interior.
  • Valorização do ensino e das escolas profissionais, adaptando-as à realidade das necessidades locais.

Emprego e Empreendedorismo:

  • Cultura de empreendedorismo nas escolas - é necessário dar-se ferramentas, competências e capacidade analítica para empreender logo a partir do ensino básico e secundário;
  • Logo de base - os manuais escolares valorizem todas as profissões, não privilegiando umas por outras; acabar com o estigma de algumas profissões que hoje escasseiam e que podem ser rentáveis e úteis para os jovens em termos de perspectivas futuras de empregabilidade;
  • Incubadoras de empresas de base local - aproveitar o QREN para apoiar as autarquias a reutilizar edifícios desocupados para criar centros de serviços partilhados, potenciando e facilitando a criação de empresas nos concelhos de baixa densidade populacional;

 

Reforma Administrativa e Coesão Territorial

  • Aposta forte na intermunicipalidade, valorizando projectos que abranjam mais do que uma autarquia;
  • Promoção conjunta de produtos endógenos;
  • Portugal é o país mais centralista da Europa, havendo necessidade de desenvolver a descentralização.

A JSD discutiu a realidade do país com o intuito, construtivo, de discutir e propor soluções que promovam o desenvolvimento do Interior, e para que, consequentemente, todo o país, no seu todo, também se desenvolva. É esta a atitude responsável que a JSD entende e que quer prestar ao País.

Está é uma Geração Jovem que quer o melhor para Portugal, que participa e se preocupa com o presente, de forma a resgatar o seu futuro.

No encerramento, o líder da JSD Duarte Marques lembrou que o “o interior também Portugal. A JSD apresenta um conjunto de reformas que podem ajudar a dar mais qualidade de vida às populações do interior do país”.

Duarte Marques acusou ainda o Ex Primeiro Ministro de tentar “continuar a prejudicar o país, caso seja verdade a notícia hoje divulgada, que estaria a pressionar os Deputados do PS para rejeitarem o Orçamento de Estado para 2012, apenas com o propósito de não assumirem os erros da sua governação”.

“É por estas razões que não nos calaremos em pedir que sejam responsabilizados pelos actos que prejudicaram o futuro de tantas gerações”.

publicado por JSD Aguiar da Beira às 19:54
link do post | comentar | favorito
|
.mais sobre mim
.pesquisar
 
.Março 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
.tags

. todas as tags

.links
.Fazer olhinhos
blogs SAPO
.subscrever feeds