O blog da concelhia da JSD de Aguiar da Beira...o blog de todos os jovens do concelho de Aguiar da Beira...o blog de todos os jovens interessados por política...o teu blog!!!
.posts recentes

. Reunião CPC JSD Aguiar da...

. DIA "J": Paintball, Mesa-...

. Dia "J" - 3 de Março - Ag...

. Novo ano...vida nova: Faz...

. II Congresso da Interiori...

. Diálogos pela WEB

. A JSD no parlamento a rep...

. Eleita nova Comissão Polí...

. Uma intervenção para pens...

. Dia 5 de Junho vota PSD, ...

.arquivos

. Março 2013

. Março 2012

. Fevereiro 2012

. Outubro 2011

. Junho 2011

. Março 2011

. Dezembro 2010

. Outubro 2010

. Julho 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

Quarta-feira, 16 de Março de 2011
Debates e conversações!

Devido a começar a denotar  que uma das grandes dificuldades actuais da nossa sociedade se prende por uma grande indiferença da parte de vários jovens em relação à política (que já vem de há muito), vou colocar neste blogue algumas das intervenções que tive com alguns desses jovens e quais os argumentos que usei para (tentar!) mudar a sua forma de pensar e estar na política e na sociedade portuguesa.

 Um ponto essencial, esclarecer quem refere que “é tudo a mesma coisa”, que todos os partidos são iguais e que PSD e PS são idênticos! Mas não se compare PS a PSD...ideologias bem diferentes...e algumas das quais não se vêem a ser implementadas! Agora também concordo com a insatisfação do que foi (ou não) feito no passado, em que houve e existem ainda agora, medidas sem qualquer responsabilidade intergeracional...em que não se pensa, nem se pensou nos jovens de hoje e dos de amanhã...também nisso estou inconformado...todos os governantes e políticos têm responsabilidade no cartório!!! Agora o que fazer?!? Estar contra tudo e contra todos?!? NÃO!!! Fazer algo...nem que seja a denunciar o que está mal e apresentar as soluções...que é o que tento fazer através de uma juventude partidária e muitos outros jovens fazem e outros poderiam fazer também!

Não...não serão os partidos que vão mudar tudo e fazer a mudança...serão as pessoas! Agora prefiro as pessoas que tentam fazer algo pelo país do que aquelas que preferem refugiar-se em casa e nada fazer para que as coisas fiquem bem a nível social! É um erro crasso classificar todos os políticos e todos os interessados por política, inclusive juventudes partidárias, de que são os culpados de tudo e que são todos maus, corruptos e interesseiros. E porque eu que gosto de política e gosto do meus país e da minha localidade, não posso fazer algo por estes sem levar com as ideias que se tem de uma parte da classe política?!?

Pessoa partidária ou apartidária é indiferente...o que interessa é que as pessoas façam...que sejam participativas e não amorfas!!! Que não generalizem e fiquem de braços cruzados! Deposito a confiança em mim e em alguns que metacognitivamente penso que terão as mesmas ideias que eu! Agora penso também que os partidos bem liderados e com pessoas competentes podem levar a que as pessoas façam algo e que sejam a mudança! Porque acham que não é possível dignificar a classe política? São os escolhidos pelo povo, esse (nós) que julgue(mos) os piores e os abusadores e que realmente os bons (que existem) fiquem e incentivem o que há de melhor em cada um de nós e na sociedade.
Só para dar o exemplo, se não fosse a minha participação nesta juventude partidária a que pertenço e não tinha conhecido o meu distrito a fundo, não teria distinguido o que é um bom político de um mau (e saber que os há) e não teria tido muita informação para "arregaçar" mangas e fazer algo pelo meu concelho ou pelos jovens!!! Concordo com uma coisa nas críticas que apontam aos partidos...deve-se dar mais importância primeiro às pessoas e essas é que são realmente o que conta e a alavanca de toda a questão e de toda a sociedade...os partidos estão em segundo plano, agora se estes funcionarem bem e se acham que podem participar nestes com esse intuito de dínamo e não manipulação da sociedade, então estes serão úteis (que é o que eu penso).

 

A propósito sobre a nova forma de fazer política…valorizando os novos sites da JSD e PSD!

Mais práticos, mais interactivos, mais apelativos...é isso que os partidos têm que começar a incutir nas suas bases digitais e informáticas...logo são original, não novos...mas acima de tudo funcionais, no que toca ao apelo às pessoas interessarem-se por política e contribuírem para o melhor funcionamento da sua democracia!!!

Além do mais o PSD faz algo que não foi feito por nenhum outro partido em Portugal, coloca no seu site um espaço para que qualquer cidadão contribua para uma comissão de revisão estatutária do partido, podendo cada cidadão dar a sua ideia e... aquilo que gostaria que o PSD defendesse e fizesse valer como seu! Para além do mais tem um espaço completamente interactivo do GENE PSD que para além de ter uma participação real e presente em vários pontos do país atende às várias dúvidas e participações de anónimos militantes e de qualquer pessoa que visite o site e a especificidade do GENE PSD! Já a JSD faz o mesmo no programa que apelida de “Novo Portugal”!

 

Acima de tudo é de destacar a mensagem do próprio Presidente do Partido a colocar um ponto fulcral na interactividade e dar um relevo de assinalar na importância da WEB na democracia activa de qualquer cidadão!

O PSD tem um Programa, tem os seus estatutos, revê-os sempre em congresso e aí são aprovados...o site serve para auscultar as pessoas, o cidadão comum, que é somente a peça mais importante de toda a democracia e da nossa vivência em cidadania! Daí o PSD ser um partido com ideologias próprias e com ideologias sociais-democratas históricas, conciliando isso com a realidade nacional e com a participação de todas as pessoas, desde o doutor ao motorista! Agora compreendam que há uma matriz ideológica, que existe os órgãos do partido e que existe o cidadão que é auscultado e a quem se pedem opiniões (...e não descuro, nem escondo...também os votos), mas acima de tudo valoriza-se todos os envolvidos num sistema democrático!

 

Espero que com alguns destes argumentos consigo alterar a forma de pensar de alguns jovens sobre a forma como se devem debruçar e olhar para a política e dessa forma verem esta como uma forma de arranjar soluções e fazer algo por toda a juventude, pela sua localidade e pelo seu país. Tentando sempre defender as suas próprias ideias e ideais, verificando também que ao vivermos numa comunidade gregária, os objectivos atingem-se mais facilmente trabalhando em equipa, daí as juventudes partidárias poderem ser bons pólos de trabalho de grupo e de expor essas ideias e soluções e tentar aplica-las.

 

O Presindente da CPC da JSD de Aguiar da Beira

Pedro Gonçalves


 


publicado por JSD Aguiar da Beira às 16:25
link do post | comentar | favorito
|
.mais sobre mim
.pesquisar
 
.Março 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
.tags

. todas as tags

.links
.Fazer olhinhos
blogs SAPO
.subscrever feeds